Até alguns anos atrás, para assistir aos canais abertos de TV, você precisava ter uma antena externa, uma parabólica ou assinar um serviço de TV a cabo. Hoje em dia, com as Smart TVs e a transmissão digital dos canais, existem mais opções para você ter todas as atrações, notícias e esportes dos canais ao vivo. Vamos falar mais das principais alternativas a seguir.
Desde 2014, o sinal analógico dos canais foi gradativamente desligado para fazer a transição para a TV digital. Para acelerar a mudança para som e imagem de maior qualidade, houve programas de distribuição de kits com antena e conversor de sinal, ideais para instalar em TVs mais antigas.
Como assistir à TV aberta online?
Além desse jeito de sintonizar os canais abertos na sua Smart TV, você pode utilizar a sua conexão de Internet de diversas formas para assistir às emissoras nacionais.
A forma mais simples é procurar as transmissões das emissoras ou dos programas no YouTube. Diversas atrações têm transmissão ao vivo no canal da emissora ou em canais próprios na plataforma. Os programas ficam no histórico de vídeos para buscar e assistir depois.
Algumas emissoras também disponibilizam uma transmissão ao vivo da programação em seu site. Para assistir na Smart TV, é só acessar o site oficial do canal pelo navegador de Internet.
Outra opção é fazer o download dos aplicativos dos canais na loja da sua TV. Além dos programas já transmitidos e do acervo, eles também dão acesso ao canal aberto da sua região. É o caso do Globoplay, que tem TV ao vivo como opção gratuita. Só é preciso fazer login com uma conta Globo.com.
Para quem é assinante de TV a cabo ou serviço de Internet, existem os aplicativos de TV das operadoras. Cada um oferece serviços e atrações diferentes, então vale a pena conferir o que está disponível no seu plano.